quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sugestões para um mundo sustentável



Veja abaixo algumas dicas de como podemos contribuir para a sustentabilidade de nosso planeta. Examine tudo e retenha o que é viável para você:
  1. Ciente do crescimento populacional global, planeje o tamanho de sua família.
  2. Procure diminuir seu consumo de recursos, principalmente a água. Utilize lâmpadas de baixa voltagem que economizam energia, e sempre que possível utilize a iluminação natural. Procure comprar também utensílios domésticos que sejam mais eficientes e econômicos, e que não prejudiquem a camada de ozônio.
  3. Descarte corretamente seu lixo, principalmente as substâncias nocivas à saúde. Hoje a coleta reciclável começa a ser uma realidade em nossa sociedade. Você pode, por exemplo, utilizar uma garrafa pet para guardar o óleo da cozinha, dispensando-a posteriormente em local apropriado. Você pode também utilizar guardanapos laváveis, procurando reciclar sobretudo latas de alumínio, vidros, jornais, dentre outros.
  4. Ao se alimentar, procure balancear sua dieta, utilizando mais vegetais e frutas, principalmente as de produção local.
  5. Se tiver jardim em casa, mantenha-o de modo a favorecer o surgimento de pássaros, insetos, e plantas. Elimine o uso de pesticidas, plante árvores e arbustos e, se possível, cultive até verduras em sua propriedade.
  6. Em suas compras de supermercado, procure levar sua própria sacola, ou peça sacolas de papel, ou mesmo caixas que são normalmente descartadas pelo estabelecimento.
  7. Não adquira animais raros ou em extinção, ou qualquer produto feito de pele de animais selvagens, como couro de répteis.
  8. E, por fim, deixe seu carro em casa sempre que possível. Utilize o transporte público, a bicicleta, ou mesmo a caminhada em distâncias mais curtas. Você vai ver como o seu relacionamento com a cidade irá mudar drasticamente para melhor!
Com base nas sugestões acima é possível afastar a preocupação sobre o mundo que deixaremos para nossos filhos contemplarem. Essa preocupação era a mesma dos primeiros filósofos gregos que foram chamados de naturalistas. Esses filósofos foram considerados como pessoas desprendidas das preocupações materiais do dia a dia e que se dedicavam apaixonadamente à contemplação da natureza. Tinham então como principal objetivo viverem para contemplarem a natureza, destacando-se simultaneamente como poetas e profetas, tal qual Anaximandro, Parménides, Heraclito e Empédocles.

Portanto vamos aplicar essas sugestões no nosso dia a dia para que possamos contemplar a natureza como o resultado de nossas ações e permitir que os futuros moradores desse lugar chamado Terra possam ter o mesmo privilégio que tivemos outrora.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário